sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

As Famílias Seelig no Brasil

OS SEELIG NO SUL DO BRASIL
Ocorrem o registro de entrada de duas famílias Seelig provenientes da Alemanha, que imigraram para o Rio Grande do Sul, Brasil. A primeira foi a família de Friedrich Seelig, vinda de Stralsund (Pomerânia), e a segunda foi a família de Jacob Seelig, de Schleswig-Holstein.


  1. A Família de Friedrich Seelig

Friedrich Seelig e sua família chegaram ao Brasil em novembro de 1858, em Rio Grande/RS, de onde seguiram para a Colônia de Santa Cruz do Sul, morando na localidade conhecida hoje como Linha São João, pertencente ao município de Sinimbu. Sua família era composta pela esposa Johanna Neußling e pelos filhos Friedrich Wilhelm Ludwig Seelig (Luiz Seelig) e Hermann Friedrich Seelig (Germano Seelig). A família era protestante (Evangélica Luterana).

Apesar dos registros públicos citarem somente os dois filhos do casal Seelig, registros da IECLB apontam para a existência de mais uma filha, chamada de Johanna Seelig, nascida em Stralsund (Pomerânia) em 13 de abril de 1853 (portanto chegando ao Brasil com 5 anos de idade) e falecendo em novembro de 1871 na Linha São João, portanto com 18 anos de idade, provavelmente ainda solteira pois não foi localizado qualquer registro de casamento.

Incrivelmente, as lápides dos imigrantes Friedrich e sua esposa Johanna, e de seu irmão Hermann e sua esposa Juliane Jackisch, ainda se encontram no cemitério Evangélico daquela localidade. Abaixo estão as fotografias das lápides. A lápide de Hermann traz inclusive uma foto sua.






Conforme dados coletados nos registros a que tivemos acesso, bem como as informações constantes nas lápides localizadas, conclui-se que ao chegar ao Brasil Friedrich tinha 41 anos de idade, Johanna 47 anos, Luiz 12 anos e Germano 07 anos.

Ao chegarem a Sinimbu (na época Colônia de Santa Cruz do Sul), receberam o lote exatamente ao lado da Igreja Evangélica. Na foto abaixo pode-se ver a igreja juntamente com parte do cemitério e do lote da família de Friedrich Seelig.


Como parte da tradição, no cemitério da Linha São João, as lápides estão voltadas para o Leste (nascer do sol, nova vida, ressurreição, etc).

Existem ainda o registro de entrada de mais um indivíduo Seelig na Linha São João, porém, até agora não encontramos a ligação dele com a família de Friedrich Seelig. Seu nome é Johann Friedrich Jacob Seelig, nascido em 13 de janeiro de 1817 em Prusdorf, também na Pomerânia, e falecido em 12 de Janeiro de 1898 na Linha São João, por causas da idade (a distância entre Prusdorf e Stralsund é de cerca de 45 km, conforme Google Earth). Ao se julgar pela idade, possivelmente Johann era irmão de Friedrich.  

Luiz Seelig (Friedrich Wilhelm Ludwig Seelig) se casou na Linha São João, aos 26 anos de idade, com Johanna Friederike Christiane Müller em 18 de outubro de 1872. Johanna Müller nasceu em 09 de maio de 1849, também em Stralsund (Pomerânia) e faleceu em 09 de julho de 1926, em Santa Cruz do Sul. Seus pais eram Georg Friedrich August Müller e Johanna Dorothea Burmeister. Cinco anos após o falecimento de seu marido (ocorrido em 1888), Johanna casa-se novamente com Friedrich Siegert em 1893. 

Apesar de boa parte dos Seelig haverem saído de Sinimbu, ainda é possível encontrar muitos de seus descedentes, não somente em Sinimbu, como também nas cidades vizinhas como Santa Cruz do Sul e Vera Cruz.

Um comentário:

  1. Sou descendente de Hermann Seelig, sua filha Lina, casada Eifert. Gostaria de saber quem alimentou a genealogia da Lina, pois sou filha da última filha dela, a Olinda casada Wiesel. Ela continua viva e esta morando no Lar Sinimbu, anexo ao Hospital Sinimbu. Estamos em 06/04/2021 e na árvore genealógica ela consta como morta.

    ResponderExcluir